top of page

Endometriose e Fertilidade

Atualizado: 28 de jun. de 2022

No próximo encontro científico abordaremos o tema "Endometriose e Fertilidade", passando por estudos que nos apresentam dados interessantes sobre diversos aspectos.


Dentre os artigos estudados estão:


In vitro fertilization is a successful treatment in endometriosis-associated

infertility Author links open overlay panel Hans KristianOpøienM.D. ab Peter FedorcsakM.D., Ph.D. a Anne KaterineOmlandM.D., Ph.D. a ThomasÅbyholmM.D., Ph.D. cd SverreBjerckeM.D., Ph.D. a GudvorErtzeidM.D., Ph.D. a NanOldereidM.D., Ph.D. a Jan RoarMellembakkenM.D., Ph.D. a TomTanboM.D., Ph.D. ad.


Mulheres com endometriose tiveram gestações e nascidos vivos em andamento semelhantes às mulheres com infertilidade por fator tubário, mas as pacientes com endometriose estágio I e II da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) tiveram uma taxa de fertilização mais baixa e as pacientes com estágio III e IV exigiram mais FSH e tiveram menos oócitos recuperados.

A divisão dos grupos de estágio III e IV em pacientes com e sem endometriomas mostrou que o grupo “endometrioma” necessitou de mais FSH e tiveram gravidez e nascidos vivos em andamento significativamente menores.


________


Endometriosis and infertility: a committee opinion /2012

The Practice Committee of the American Society for Reproductive Medicine


Portadoras da endometriose, geralmente apresentam dor pélvica, infertilidade ou massa anexial e podem necessitar de cirurgia. O tratamento da endometriose no contexto da infertilidade, levanta uma série de questões clínicas complexas que não têm respostas simples.


Este Artigo substitui o documento do Comitê de Práticas ASRM de 2006 com o mesmo nome.


23 visualizações0 comentário
WhatsBotao.png
bottom of page