top of page

Antibióticos e Fertilidade: O que o Uso Pré-Concepcional Revela?

Estudos em animais em roedores mostraram que o uso de antibióticos pode causar toxicidade reprodutiva, incluindo diminuição da fertilidade.



No entanto, estudos epidemiológicos em humanos são limitados e os resultados são inconclusivos. Dadas as crescentes taxas de infertilidade em todo o mundo e o uso comum de antibióticos por mulheres em idade reprodutiva e incluindo aquelas tentando engravidar, a investigação da relação entre o uso de antibióticos e fertilidade e fecundabilidade entre mulheres é de grande interesse.


Num estudo prospectivo de coorte publicado em Fertility and Sterility, Mikkelsen e colegas avaliaram a associação entre o uso de antibióticos no período pré-concepcional em relação a fecundabilidade usando dados baseados em registros dinamarqueses.


Os autores observaram que mulheres com qualquer uso pré-concepcional de antibióticos, particularmente sulfonamidas e macrolídeos, tiveram fecundidade reduzida, em comparação com mulheres que não usaram antibióticos ao longo do estudo.


A ingestão pré-concepcional de ácido fólico tem sido consistentemente relacionados ao melhor sucesso reprodutivo e a sulfonamida atua como um antagonista do folato. No entanto, uma importante limitação do trabalho, bem explicada pelos autores, é a potencial de confusão por indicação, já que o estudo carecia de dados sobre a indicação do antibiótico prescrito


Em resumo, este interessante estudo mostrou uma associação entre o uso de antibióticos e diminuição fertilidade e destaca a importância de avaliar a prescrição de antibióticos durante a pré-concepção entre as mulheres que estão tentando engravidar ativamente.


Enquanto os autores ajustaram os fatores de confusão importantes, informações sobre indicação ou dosagem dos antibióticos prescritos não estavam disponíveis neste registro de dados. Para corroborar esses achados importantes, estudos adicionais são necessários para avaliar essa questão de pesquisa enquanto contabiliza a indicação de prescrição entre outras mulheres em idade reprodutiva.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Preservação da Fertilidade

Os ovários são suscetíveis a danos após o tratamento com quimioterapia gonadotóxica, radioterapia pélvica e/ou cirurgia ovariana. Tratamentos gonadotóxicos também têm sido usados ​​em pacientes com

WhatsBotao.png
bottom of page