Teste de fragmentação da cromatina espermática
Tendo em vista os altos valores para a realização deste exame, a Embryolife desenvolveu uma metodologia para a avaliação da fragmentação da cromatina espermática de baixo custo e alta acuracidade, propiciando desta forma, uma informação mais completa e efetiva da amostra seminal e consequentemente um diagnóstico mais amplo ao casal infértil.
TFC
O TFC (Teste de Fragmentação da Cromatina do espermatozoide) é uma medida estatisticamente significante da infertilidade masculina. Este teste avalia que, a presença de altos níveis de fragmentação, está correlacionado ao insucesso gestacional.
Este exame esclarece que mesmo espermatozoides morfologicamente normais e móveis podem apresentar níveis altos de fragmentação do DNA. O valor de corte estabelecido entre a normalidade e a sub-fertilidade é de 30% para o Índice de Fragmentação da Cromatina (TFC). Valores acima deste limite , estão associados a redução nas taxas de fertilização/gestação e aumento na frequência de abortamentos, não excluindo porem, a possibilidade de uma gravidez normal.
Alem disso, o TFC avalia também a imaturidade dos espermatozoides, indicando técnicas de reprodução assistida (ICSI) quando superior a 19%.
As causas mais frequentes que induzem a fragmentação do DNA são: dieta, uso de drogas, febre alta, temperatura testicular elevada, poluição, fumo e idade avançada.